Olá, queridos professores!

No final desse post você encontrará disponível um modelo simples de avaliação diagnóstica, para uma turma do 1° ou 2° ano, mas antes te convido a ler algumas observações importantes que podem ser úteis para a aplicação deste modelo avaliativo. Então vamos ao que interessa…DIAGNÓSTICA

Fatores emocionais

Se faz necessário levar em consideração o momento da vida deste educando ao realizar esse tipo de atividade, pois o nervosismo, a ansiedade e até mesmo o medo influenciam NEGATIVAMENTE no resultado final.

O ideal é construir com a turma um momento de avaliação que não se torne impositivo e cansativo, mas sim que esta ou qualquer outra avaliação possa se tornar prazerosa sem perder a sua importância como instrumento didático/pedagógico.

Observações importantes

  • Este não é um modelo de avaliação quantitativa, não deverão ser empregadas notas ou bônus por serem realizadas.
  • Não faça interferências específicas ao longo da avaliação, mas leia às questões com clareza sem contribuir para as dúvidas que eles já tenham.
  • O ideal é dar os comandos aos seus alunos e encorajá-los a realizar esta atividade com descontração.
  • Procure pensar nas questões que contemplem os conteúdos estudados ou naqueles que se espera que a sua turma já tenha adquirido.
  • Construa a avaliação com nível sequencial de dificuldade, do menor para o maior.
  • NUNCA obrigue um educando inseguro e nervoso a realizar uma avaliação.
  • Seja clara com sua turma e explique a eles pra que serve esta atividade, dê sentido à produção deles, faça com que eles saibam como é importante pra você e pra eles saber onde estão errando.

 

Beijos e até logo!
Monique Cruz

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1

Anúncios