Olá professores! No fim do post você encontrará a atividade para download.

Venho trazer a segunda parte das atividades com gêneros textuais. Abaixo algumas informações relevantes.

O Gênero

Quando falamos de gênero textual, estamos falando de linguagem. Incluindo a linguagem oral, escrita e visual.

Toda manifestação da linguagem se dá por meio de textos, textos que surgem de acordo com as diferentes atividades do ser humano e permitem ser agrupados no que denominamos gêneros textuais. Estes surgem de acordo com sua função na sociedade, seus conteúdos, seu estilo ou a forma como são construídos. (LADEIRA, 2008) 

Tendo por base esta manifestação, o Miniconto, hoje, é um gênero que ao ser trabalhado permite uma infinidade de possibilidades. O Miniconto nada mais é do que um conto pequeno. E apesar do seu tamanho, é rico em conceitos.

Como identificar um Miniconto?

Muito se discute sobre o assunto, mas a maioria dos autores considera Miniconto textos com no máximo uma lauda. Entretanto, existem minicontos que possuem apenas uma frase.
O miniconto O Dinossauro, de Augusto Monterrosso é considerado um dos mais famosos e influentes. A partir desse texto, o professor será capaz de questionar ao aluno todas as possibilidades de início e fim de história, já que estes, não estão explícitos no Miniconto.

Exemplo de Miniconto.

Colégio Novo

A criança roda e roda e roda procurando uma outra com pernas iguais às suas. Encontra risos e cochichos. Para de rodar e pede que a empurrem de volta para casa.

Marcelo Spalding
Possibilidades
  • Há a possibilidade do professor fazer com que o aluno complete a história. Desta maneira, tornando o Miniconto, um Conto. Servindo como introdução para o gênero Conto.
  • Caso o professor prefira, é interessante que o aluno já conheça o gênero Conto, fazendo o caminho inverso.

Atividade para download

Gênero – Miniconto

Anúncios