Olá! A partir deste mês postarei mensalmente uma resenha com livros pedagógicos que poderão servir de auxílio pra estudar de forma resumida alguns conteúdos para concursos públicos na área do magistério.
Para começar, trouxe um livro que já tenho a alguns anos, comprado na Bienal do Livro na editora WAK (adoro essa editora porque sempre encontro bons materiais de autores brasileiros).

12666335_1018948858171924_731313212_n (2)
POLÍTICA EDUCACIONAL: Organização e estrutura da educação brasileira. Editora WAK – Escritor: Antonio Ney

Primeiramente é imprescindível salientar que a política sitada neste livro não se trata de política partidária e sim de política como um programa de ação. Sobretudo como falar de educação sem falar de política partidária e tudo o que ela envolve?
Não existe uma maneira pra isso, portanto se faz necessário conhecer as divisões, as organizações, as leis que movem o ensino, as normas gerais e se situar historicamente para conseguir por fim dar sentido a essas política em forma de programas de ações.

O que eu mais gosto neste livro é a sua utilidade para os estudantes iniciantes (como eu) que realizaram poucos concursos e até mesmo pra quem já esta muito habituado a fazer concursos nesta área e buscam uma leitura fácil e resumida…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os capítulos do livro são divididos de maneira prática e facilitam a compreensão de tudo, já que esta organizado em nível de dificuldade ascendente.

* Introdução
Uma previsão do que será apresentado nos capítulos seguintes e também uma pequena justificativa feita pela autor.

*Capítulo I
Conceitos iniciais de Sociedade, Estado, Poder, Objetivos Nacionais e Política… Neste capítulo você encontrará explicações sobre o que é a UNESCO e o seu papel no mundo, o que á a ELITE no contexto político, quais são os objetivos nacionais e de governo e uma introdução sobre o porque se pensar políticas na educação.

*Capítulo II
Esse é um capítulo excelente pra quem deseja entender a educação no contexto histórico, pois aqui você encontrará resumos dos mais diversos períodos que marcaram a trajetória do ensino no nosso país.
Período Jesuítico, Pombalino, Joanino, Imperial, Primeira e Segunda República, Estado Novo, Militar, Quarta República e Abertura Política.

Nestes períodos foram assinados diversos Decretos que ainda existem em nossa legislação, a criação do MEC (Ministério da Educação)… Também é possível encontrar diversos quadros informativos sobre as diferentes formas de organização do ensino em cada época e compara-las com as atuais.

*Capítulo III
Globalização e as organizações mundiais como: Banco Mundial, Banco interamericano de Desenvolvimento como funciona o direcionamento das verbas para cada país e como é levado em consideração esse movimento educacional no mercado financeiro.

*Capítulo IV
Esse é o capítulo explica como o nosso país encara a educação e quais são as metas principais neste setor. Fala do Plano Nacional de Educação (que esta sendo reformulado atualmente), fala da LDB e da explica a estrutura do sistema no Brasil.

OBS: é necessário ter atenção aqui, pois muitos decretos já foram atualizados e novas leis surgiram o que torna o livro um pouco defasado, mas se você tiver uma edição mais atual pode ser que isso não seja um problema.

*Capítulo V, VI e VII.
Explicam a Educação Básica, Educação Profissional e a Educação Superior respectivamente.
Neles existem exemplos e quadros que explicam a organização dos caminhos que pode se seguir para conquistar um ou outro diploma, dependendo da sua escolaridade.
12735869_1018948811505262_1979391857_n (2)

*Capítulo VIII
Trata da formação docente e da realidade do nosso país.
12666404_1018948831505260_1555833539_n (2)*Capítulo IX
Explica a relação do Estágio com o ensino e a profissionalização e a legislação que o envolve.

*Conclusão
O livro termina com uma citação de Rui Barbosa e uma reflexão do autor.

“De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver prosperar a desonra,
De tanto ver crescer a injustiça.
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
O homem chega a desanimar da virtude, a rir da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Rui Barbosa

“Apresentamos as palavras acima de Rui Barbosa com o propósito de deixar claro que nós iremos construir o nosso futuro, que não seja seguindo as palavras de Rui como estão, mas buscando alcançar a honra da honestidade e do sucesso com esforço e mérito.” Antonio Ney


O Professor e autor Antonio Vieira Ney possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação – Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professor de pós-graduação e de graduação, em cursos: presencial e a distância da AVM Faculdade Integrada. Engenheiro de Tecnologia Militar com atuação profissional no Arsenal de Marinha de 02/1976 a 03/2013 na área de planejamento e controle industrial. Coordenador da Escola Técnica do Arsenal de Marinha de 12/2007 a 02/2012.Coordenador do curso de graduação tecnológica (EaD) em Gestão Pública e de Marketing da AVM. Desenvolve trabalhos e docente em Planejamento, Logística, Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade Total. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, atuando nas áreas de educação, trabalho e formação técnica industrial, qualidade e certificação profissional.

Espero ter ajudado, beijos e até logo. :*
Monique Cruz

Anúncios