Justificativa

Temos acompanhado o drama vivido no mundo, e principalmente no Brasil. O Aedes Aegypti, além das populares Denge e Febra Amarela, agora também transmite Zica e Chikungunya.

Como se já não estivéssemos com problemas demais, a suspeita de que o Zica seja o causador de uma série de casos de Microcefalia, vem agredindo toda a população brasileira. Casais estão adiando os planos de ter filhos, os estoques de repelente se esgotando das prateleiras, lendas e mitos sobre a doença surgem a todo momento, e o que resta à população é se proteger e lutar contra o mosquito da melhor maneira possível.

Nada melhor que ensinar nossas crianças, para que estes influenciem sua família e assim a conscientização e informação tome conta dos lares de nossas crianças.

Objetivos Gerais

  1. Compreender a importância da prevenção e o combate ao mosquito  Aedes Aegypti;
  2. Atentar-se para as diversas formas de defesa contra o Aedes Aegypti;
  3. Entender que o combate do mosquito depende de cada um dos cidadãos, para defender nossos amigos, nossa família e a nós mesmos;
  4. Salientar as diversas doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito;
  5. Reproduzir a informação para os amigos, familiares e comunidade.

*Os objetivos específicos são de livre escolha do professor.

1° momento:

-> Roda de conversa sobre o assunto.

Debater com os alunos sobre o tema principal,  sobre o que eles tem visto nos meios de comunicação. A conversa será alimentada pelas informações que os alunos já possuem sobre o assunto.

2° momento:

-> Assistir a algum vídeo informativo, campanha publicitária ou animação sobre o tema.

Materializar o que foi dito na roda de conversa.

3° momento:

-> Análise de cartilhas sobre o tema.

Com a proposta de que os alunos analisem as principais características e propostas de uma cartilha explicativa, ou campanha.

4° momento:

->Proposta de resolução de problema.

Com o auxílio de um cartaz, reproduzir previamente balões de diálogo (no estilo histórias em quadrinhos) para que os alunos reproduzam frases que ajudem a resolver as problemáticas abaixo:

– Mamãe deixa os pratinhos das plantas com água, além de garrafas e pneus no quintal.

– Minha irmã está com manchas avermelhadas pelo corpo.

– Quero evitar ser mordido pelo Aedes Aegypti.

5° momento:

-> Seminário sobre o tema.

Após a leitura de cartilhas, reportagens, filmes, debates e atividades sobre o tema, é interessante que o professor  auxilie os alunos na divisão de grupos. Cada grupo responsável por uma parcela do que foi dito sobre a problemática:

Ex.: Grupo 1 – Como combater o mosquito.

Grupo 2 – Como identificar o Aedes Aegypti.

Pode ser feita a elaboração de cartazes pelos próprios alunos sobre o tema. Em seguida, as crianças deverão explicar sobre a temática, seu cartaz e o que aprenderam com o mini-projeto. Sendo esta, a culminância do projeto, onde cada aluno vai expor oralmente suas conclusões sobre o assunto.

Abaixo estarão disponibilizadas a atividade e algumas sugestões de vídeos e leitura.

Atividade – Publicidade e Reportagem -Dengue e Zika

10 min contra a Dengue

Curta – metragem sobre a Dengue

Campanha do Facebook contra Zika

Anúncios