Bingo de letras 16

Você profissional da educação já deve estar cansado de ouvir sobre termos e jargões pedagógicos que exaltam o valor dos jogos e do lúdico nas séries iniciais, mas talvez ainda não tenha se convencido do quanto isso é valoroso para a formação de seus educandos, pois bem, tenho que lhe confessar que não sou uma radical quanto ao assunto, mas confesso que depois de conhecer o trabalho de muitos pedagogos, educadores ou curiosos da área, pude constatar como o lúdico enriqueceu meu trabalho e tornou os conteúdos mais dinâmicos e prazerosos.

Em minha formação pude contar com educadores que me incentivaram a produzir meu próprio material pedagógico (já que a maioria das escolas públicas não contam com um grande acervo de materiais a serem usados em sala) e pude então experienciar de forma gradual o quanto esse conhecimento faz a diferença na didática e na prática diária.
A utilização de jogos e brincadeiras pedagógicas trazem à sala de aula um frescor que por muitas vezes não pode ser vivenciado em ambientes extra escolares e isso faz dessas brincadeiras específicas algo único a ser experimentado por diversos educandos.

Através dos jogos, os educandos podem ser apresentados aos mais diversos conteúdos, além de treinar, assimilar e consolidar muitas informações.
Por isso hoje trago um jogo muito comum e dependendo do contexto pode até ser ilegal, mas que traz conceitos riquíssimos ao ser adaptado ao mundo da alfabetização e do letramento.

O jogo e a ludicidade, como já sitado por Guilherme Brougere e Anne Almeida, podem ter um espaço único e transformar o dia a dia nos ambientes escolares.

O bingo na alfabetização

Existem muitas formas de construir um bingo que auxilie no processo de alfabetização e você pode montar o seu da melhor forma à atender os questionamentos de sua turma.
Podendo trabalhar em sua rotina diária ou criar um momento semanal para fazer os jogos que preferir.
Bingos como os de encontros vocálicos e os bingos de letras podem ser incorporados ao cotidiano da turma, fazendo com que consolidem conteúdos iniciais ao processo de alfabetização que se utilize da silabação, por exemplo, mas nada impede der usado em qualquer outro método de alfabetização.

Exemplos

Bingo do nome
Aqui você pede ao educando para que escreva o seu nome e depois de escrito e corrigido, o educador vai sorteando as letras com o auxílio do alfabeto móvel e ganha quem completar a tabela primeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bingo de letras do alfabeto
Assim como o anterior, este bingo precisa do auxílio do alfabeto móvel e ganha aquele que completar a cartela primeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bingo de encontros vocálicos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu marco os bingos com grãos de feijão, mas me uma amiga me deu a ideia de colar duas folhas de EVA uma sobre a outra e cortar pequenos quadrados, isso facilita aos educandos que se utilizar de mesas não planas para apoiar as cartelas.

Fontes
BROUGERE, Guilhermo. Jogo e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico.

 

Beijos e até logo. :*
Monique Cruz

Anúncios