Temática: Cultura Afro-Brasileira e igualdade racial (combate ao racismo).

Chega este mês de Novembro e logo começamos a pensar quais livros, vídeos, fotografias e até mesmo pequenos projetos podemos usar pra focar na temática descrita. Pensando nisso, dispus uma lista com alguns links pra que vocês possam baixar com facilidade.

o-cabelo-de-lele-1-638
O cabelo de Lelê
Sinopse: Lelê não gosta do que vê – de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana. 
Disponível gratuitamente em: SLIDESHARED

Valor de Mercado: 34,90 aproximadamente.

o-menino-marrom-1-638
O menino marrom – Ziraldo
Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”.“Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?”. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.
Disponível gratuitamente em: SLIDESHARED

Valor de Mercado: 38,90 aproximadamente.

as-trancas-de-bontou
As tranças de Bintou – Sylviane A. Diouf
O livro infanto-juvenil “As Tranças de Bintou” (Cosac Naify, 2004), de Sylviane A. Diouf, conta a história de Bintou, uma menina africana que sonha ter tranças longas e enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. Porém, como ainda é criança, tem de se contentar com os seus birotes. Neste livro, uma delicada história sobre a angústia do rito de passagem e o aprendizado do crescimento são ilustrados por Shane W. Evans, em personagens capazes de trazer ao jovem leitor, uma visão da cultura africana, permitindo, assim, repensar também a cultura brasileira. Este livro recebeu a indicação do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2005 e Altamente Recomendável (Tradução ou Adaptação Criança), pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Disponível gratuitamente em: SLIDESHARED

Valor de Mercado: 28,50 aproximadamente.

culinria-1-638
Africaneidades – Antônio Jonas Dias Filho e Márcia Honora
Uma coleção de livrinhos informativos especificamente de Cultura Afro-Brasileira com temáticas diversas que conta com uma unidade para cada temática: Artes, Jogos e brincadeiras, Festas africanas, Culinária, A influência da língua Afro no nosso idioma…
Tudo isso apresentado por um boneco SUPER FOFO.
Disponível gratuitamente em: SLIDESHARED

Valor de Mercado: 6,39 a unidade ou 73,90 a coleção com 10 livrinhos.

download
Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado
História de um coelho que é apaixonado pela cor de uma menina negra e tenta descobrir o segredo que a fez ser tão bonita. O que ele não contava era que as receitas sugeridas seriam tão inusitadas.
Disponível gratuitamente em: SLIDESHARED

Valor de Mercado: 39,50.

Essa história você também consegue encontrar em forma de  curta metragem de animação adaptado . A produção é da Oger Sepol Produções e a direção de Diego Lopes e Claudio Bitencourt.
Simplesmente encantador! Vídeo

Dica: Se você instalar o programa aTubeCatcher (disponível no BAIXAKI), conseguirá usar o URL do vídeo para fazer o Download e reproduzir facilmente em seu computador.

Bom, existem muitas outras opções que podem ser utilizadas e que talvez estejam acessíveis de outras formas. Pergunte aos seus colegas, consulte as bibliotecas públicas, a sala de leitura da sua escola ou até mesmo adquira alguns livros pra usar com seus alunos. Esse é um dos temas transversais mais importantes e que nunca devem ser deixados de lado, mas acaba aparecendo um pouco mais nos meses de Maio e Novembro por conta das datas comemorativas que o envolve.

Exemplos

Num tronco de Iroki vi a luta cantar – Erika Balbino
Amanhecer Esmeralda – Ferrèz
O mar que banha a Ilha Goré – Kiusam de Oliveira
Discionário Escola Afro-Brasileiro – Nei Lopes
A cor da vida – Semirames Patermo
Obax – André Neves
O livro das Origens – José Arrabal
Bruna a Galinha da Angola – Gercilda de Almeida
A história do Rei Calanga – Geranilde Costa
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um – Lucimar Rosa

Espero que seja um belo momento de reflexão e aprendizado para os seus alunos.
Beijos e até logo! :*

Anúncios