Seja diariamente ou no final de semana, sempre é bom proporcionar momentos de aprendizado. Principalmente quando esse momento é descontraído e junto à família. Ainda que a correria do dia a dia atrapalhe, separar momentos como esses contribuem para a construção da confiança e afetividade entre pais e filhos.

Pensando nesses momentos e nas férias de fim de ano, separamos 5 atividades fáceis, baratas e divertidas para fazer em casa:

  • Camarim criativo

Toda criança precisa do seu próprio espelho (faça a escolha por espelhos de acrílico para evitar acidentes). O espelho permite que a criança conheça a si mesmo. Dançar, se movimentar, fazer caretas na frente do espelho são atividades que estimulam a criatividade. Você pode disponibilizar para a criança fantasias/acessórios como perucas, tiaras, máscaras, que estimulem a criatividade. É comum que as crianças queiram ser princesas, heróis, fadas, monstros, etc. Permita essa vivência, encare um personagem e participe da brincadeira.

Resultado de imagem para criança com fantasia em casa

  • Jogos de tabuleiro

Do quebra-cabeça ao xadrez, o jogo de tabuleiro ajuda na construção da lógica, resolução de problemas, assimilação de regras e ainda une a família. É importante analisar a faixa etária da criança e a faixa etária indicativa do jogo para que a brincadeira seja produtiva. Detetive, Damas, Dominó, Jogo da Memória, War, ou o bom e velho Banco Imobiliário; esteja certo de que uma partida proporciona o trabalho de diversas áreas cerebrais, tanto para a criança como para os mais velhos.

Resultado de imagem para jogos de tabuleiro

  • Cozinhar

Muitos devem pensar: “Criança e cozinha não combinam!”. Na verdade a cozinha é um espaço rico e proporciona uma diversidade imensa de alternativas para a construção da autonomia, trabalho em equipe, coordenação motora, concentração, sistema de grandezas e medidas, reconhecimento de procedimentos e etapas, entre outras habilidades super importantes! Mas para isso é necessário que tudo seja feito no tempo certo. Obviamente que crianças muito pequenas não podem manusear o fogo, portanto, escolha receitas práticas e que utilizam a geladeira ou o microondas. Com o amadurecimento, introduza o forno. As crianças gostam de participar e imitar o que os adultos fazem.

Resultado de imagem para receitas de microondas ingredientes

  • Desenho direcionado ou livre

Ambos são necessários, embora na primeira infância o desenho livre tenha mais importância. O que para os pais são apenas rabiscos, para as crianças representam a sua visão do mundo e proporciona a intimidade com lápis, papel e canetas. O desenho permite a relação da criança com a espacialidade, organização de ideias, concentração e coordenação motora. 

Depois da Alfabetização, é importante não deixar de lado o desenho livre, mas proporcionar desafios como releituras e propostas de ilustração de histórias, evitando sempre situações em que a criança tenha que copiar com exatidão uma imagem ou desenho. 

Resultado de imagem para desenho livre crianças

 

  • Leitura 

Dizer que a leitura é um hábito importante é “chover no molhado”. Sempre podemos incentivar as crianças quando lemos para elas. Antes mesmo de aprender a ler, é importante que a criança mantenha contato com o mundo escrito. Antes de dormir, no fim da tarde, na sala de espera para a consulta no pediatra ou ainda no banco de trás do carro; É comum notar crianças em seus tablets e celulares em uma atitude desesperada de fazer com que os pequenos parem quietos. Mas os livros também podem  ser seus aliados. Forneça variedade de títulos e gêneros sempre que possível. Para as crianças já alfabetizadas, leia as notícias diárias do jornal, por exemplo. Introduza gibis, contos, fábulas e mais tarde livros infanto-juvenis. 

Resultado de imagem para leitura antes de dormir

 

Essas são as atividades simples, mas que podem ser um ótimo começo para Papais e Mamães Criativos. Afinal, os primeiros educadores de toda criança são os pais. Veja como elaborar um espaço de aprendizagem para o seu filho em Como Ajudar na Aprendizagem do seu filho? Homeschooling.

 

 

Anúncios