Afinal, o que é um portfólio???

Portfólio é um registro sistematizado de um trabalho, nele deve ficar disposto o progresso ou os melhores trabalhos do seu respectivo dono (estudante, educador, empresa, investimento e etc). O portfólio esta presente em diversas profissões desde as grandes empresas de contabilidade com planilhas financeiras com riscos e benefícios de investimentos até em micro empresas como em estúdios de tatuagens que organizam suas artes para que fique fácil dos clientes terem inspirações.

Mas como o portfólio pode ser relevante para a educação escolar?

Podendo ser utilizado de formas diversas, o portfólio é muito comum nas séries iniciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, servindo para catalogar as atividades realizadas pelos educandos ao longo do ano letivo. Geralmente são anexadas as atividades escolhidas à uma pasta catálogo ou grampeadas em ordem cronológica em um saquinho decorado, essas atividades servem como avaliação diagnóstica (LEIA MAIS AQUI)para o educador e ou para disponibilizar aos pais um meio simples de enxergar o avanço dos seus filhos.
O básico de organizar um portfólio educacional é ter em mente o tipo de portfólio que você deseja para o seu aluno e então iniciar as atividades de forma sistematizada, aumentando o nível de complexidade gradualmente.
Veja abaixo dois tipos comuns de portfólio:

1° Portfólio de atividades com intervenção.
Neste modelo você pode anexar atividades feitas junto com o educando, fotografias do processo de realização e atividades coletivas, mas SEMPRE coloque observação de que foi feita com AUXÍLIO. É importante e dá clareza do que o educando realizou sozinho.
Este modelo é MUITO utilizado com educandos que são portadores de necessidades especiais, turmas de creche e em projetos de curto prazo.

2° Portfólio de atividades sem intervenção.
Aqui somente serão dispostas as atividades que o educando realizou sozinho, aquelas em que o educador realiza o comando ou faz a leitura (explica) e ele realiza sem auxílio. Também podem ser anexadas avaliações bimestrais/trimestrais e outras atividades que foram feitas em grupo, mas sempre faça observações de que o aluno fez coletivamente no caso de ser feito em grupo ou dupla.

Não necessariamente o portfólio precisa ter aquelas capas super decoradas e existem escolas, que não autorização esta prática, por se tratar de um documento do educando.

Sugestão de atividades que você pode anexar ao portfólio educacional.

É claro que depende muito do seu segmento, da disciplina que leciona e do objetivo do portfólio, mas elenquei alguns exemplos pra facilitar o entendimento.

Educação Infantil
Registro de coordenação motora fina são bem comuns e podem ser criados de formas diversas e em todas as disciplinas existem opções, pois dá pra registrar as atividades de coordenação motor ampla através de fotografias também.
picmonkey-collage

Ensino Fundamental
As possibilidades são ainda mais variadas, pois os educandos escrevem mais nesta etapa e possuem autonomia e maturidade maior (em processo de aprendizagem) e isso abre um leque gigante de atividades, como: jogos cooperativos, avaliações escritas, produções textuais, produções artística, além das atividades de coordenação motora.
Modelos gratuitos de avaliação escrita  AQUI – Ciclo de alfabetização e AQUI – 4° e 5° ano

Materiais que posso usar para construir um portfólio?

picmonkey-collage-1
Varia muito o quanto a escola pode investir financeiramente no material, mas independente do preço existem boas opções podem ser adquiridas a um valor muito baixo.

Obrigada por nos acompanhar aqui no blog e nas redes sociais e já adianto que no mês de fevereiro farei uma postagem só com atividades essenciais para um portfólio de PRÉ II (4/5 anos) ou 1° ano (Alfabetização).

Anúncios