Produção de curso – Vida e história de uma pesquisadora.

Resenha da obra
Alfabetização, leitura e escrita. Formação de professores em curso.
Sonia Kramer
Ática – 2010

Este não é apenas um livro que fala ou explica os conteúdos relacionados à alfabetização e seu contexto na atualidade. De fato, este é um relato intenso e emocionante de uma Educadora/Pesquisadora que dedicou toda a sua carreira a observar e criar atividades que pudessem fazer profissionais da área a refletirem sobre as práticas que realizam através dos anos.
Nos dias que me dediquei a realizar a leitura desta obra senti todas as emoções possível de felicidade à tristeza e posso garantir que a autora Sonia Kramer foi muito corajosa ao expor sua opinião em um documento como este.

No livro você encontrará os relatos do cotidiano escolar de uma instituição localizada em uma área de periferia do Rio de Janeiro na década de 90 e dos esforços pessoais da autora em fazer suas colegas de profissão compreenderem uma didática mais libertária, também se surpreenderá com frases que todo educador escuta ainda na atualidade e que nos fazem repensar se esta é realmente uma área saudável a se trabalhar … Um dos relatos mais interessantes da obra esta no capítulo “Pesquisa, ensino e políticas públicas de leitura, escrita e formação”, onde a autora descreve as contradições em se pensar em uma escola com alunos LEITORES, mas infelizmente os cursos de graduação ainda não compreenderam que seus formandos não são leitores e que se tornaram educadores não leitores “ativistas de uma educação leitora”. Este capítulo descreve as práticas adotas pela autora na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que é uma das mais conceituadas nos cursos de Pedagogia atualmente.
Essa foi uma leitura muito gratificante e me senti tendo uma conversa informal com uma educadora cheia de amor pela profissão. Indico este livro para todos os tipos de educadores, mas principalmente para as formandas e às que estão iniciado em sala de aula, pois é possível encontrar resumos críticos das teorias de Piaget e Vygotsky, muitas citações de Paulo Freio no inicio e no fechamento de cada unidade, além é claro de toda a visão da autora dentro de um contexto político/educacional desde o ano de 1976.

Mesmo que você não faça a leitura total do livro, não deixe de ler o texto iniciado na página 151 onde encontrará um projeto com entrevista realizadas com educadoras que trabalharam nas décadas de 20, 30, 40, 50 e 60… é ficar de queixo caído com os relatos que parecem as práticas atuais.

 

1
Valor de mercador: entre 20,00 e 30,00 R$

Sobre a autora
(informação retirada do site da Secretaria de Educação – Prefeitura de Salvador)

Sonia Kramer é Pedagoga, Doutora em Educação, Pesquisadora e Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), onde coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil e o Grupo de Pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC). É Responsável por disciplinas ligadas à linguagem, alfabetização, leitura, escrita, Educação Infantil e formação de professores. Tem como eixo central de suas pesquisas, de um lado, as políticas públicas de Educação Infantil e políticas de formação de professores e, de outro, a alfabetização, leitura e escrita. Neste veio, orienta e publica trabalhos relativos à infância em diferentes contextos culturais, políticas de acesso à leitura e escrita, trajetórias de leitura e escrita de professores; formação de professores.

OBS: no link acima você encontrará vários artigos, livros e reportagens com a autora.

Beijos e até logo :*

Anúncios