Olá galerinha, tudo bem? Em um primeiro momento eu achei que apenas demonstrar os materiais montessorianos seria suficiente. Mas decidi ir a fundo e explicar detalhadamente como utiliza-los. Afinal, de que adianta ter o material e não saber usá-lo?

O Binômio e o Trinômio são materiais Montessorianos utilizados para desenvolver habilidades sensoriais e de lógica/álgebra. Podem ser utilizados em casa ou na escola. O Binômio pode ser introduzido aos 3 anos. O Trinômio pode ser apresentado a partir do momento em que a criança consegue montar o Binômio com facilidade.

senso3.JPG

O Binômio é uma espécie de “quebra-cabeça” em que o objetivo é montar um Cubo utilizando sólidos geométricos menores. O Binômio possui 8 peças: 4 da sequência azul (A) e 4 da sequência vermelha (B).
Para montar um Binômio é preciso observar a base. É preciso colocar os cubos nos locais adequados da base. Devemos explicar para o infante que ele deverá começar sempre pelo cubo em que todos os lados são iguais (observe na imagem Cubo 1 vermelho e azul). Depois serão organizados os outros cubos observando sempre as laterais. Ex.: lateral preta sempre deverá estar em contato com lateral preta, base vermelha sempre deverá estar em contato com base vermelha, base azul sempre em contato com base azul.

Em um primeiro momento é importante que a criança conheça o material, logo, o professor deve apresenta-lo, mostrando sempre o modo como ele será utilizado. O professor deve mostrar para o aluno como se faz primeiramente. Explique sempre da esquerda para a direita compondo uma ordem de processos.

Nas primeiras vezes o infante terá dificuldade, mas no futuro espera-se que ele consiga fazer sozinho.

binômio1.JPG

O Trinômio possui as mesmas regras que o Binômio, mas com o grau de dificuldade avançado. Temos 3 sequências de cores (A, B e C) e peças em que todos os lados são pretos. Deve-se montar o Trinômio também a partir da base e dos cubos com todos os lados de uma cor só.

Trinômio.JPG
O professor também deve apresentar o Trinômio para o aluno, mesmo que ele já possua experiência com o Binômio. Faça uma vez para que a criança observe os processos. Apresente as diferenças entre o Binômio e o Trinômio. Faça referências ao uso da letras para classificar os cubos (A, B e C).

trinomio2.JPG

No vídeo abaixo é possível observar uma criança fazendo o Trinômio. Ela é experiente na atividade.

 

Já adianto que em breve teremos modos baratos e eficientes para fazer Materiais Montessorianos em casa! Espero ter ajudado. Beijos e até a próxima!

Anúncios