Etimologia – holístico
  1. adjetivo
    relativo a holismo; que busca um entendimento integral dos fenômenos; holista.

Educação Holística é aquela que visa despertar os diversos aspectos da vivência humana de maneira integral. Não existe fragmentação do conhecimento e todos os aspectos deste são valorizados. Na educação Tradicional, o conhecimento se fragmenta em áreas de conhecimento que valorizam apenas aspectos cognitivos, de memorização e repetição. Essa é a principal diferença entre o pensar tradicional e o pensar holístico.

Imagine um círculo. A educação Holística funciona exatamente como um círculo, onde um conhecimento esta ligado ao outro, sem a existência de linhas paralelas. As áreas de conhecimento são valorizadas de modo a se integrarem. O autoconhecimento, as emoções, o corpo, a moral, a cultura, a razão, os sentidos, tudo é valorizado e utilizado como recurso pedagógico para a formação do conhecimento.

Holístico é o espaço de encontro de tudo o que a mente humana separa e separou através dos tempos; Holístico é o encontro do novo com o antigo, do convencional e não convencional; Holístico é a descoberta da natureza, da vida, da consciência.

Weill, 2000 p.116

Ed. holistica.png

A Educação Holística possui 4 pilares principais a serem trabalhados: Social, Psicológico, Emocional e Intelectual. Ela admite a existência da individualidade e nega que o coletivo se sobreponha as necessidades, a autonomia e as motivações individuais. Tentativas de romper com a fragmentação do conhecimento são os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O ideal holístico planeja uma educação em constante movimentação, bem como as teorias que a envolvem. 

E você? O que pensa sobre a Educação Holística? Sua escola é assim? Não? Conta sua experiência pra gente?

Anúncios