O trabalho com os nomes dos educando das séries iniciais é ESSENCIAL e você pode incluir essa prática de diferentes formas na sua rotina diária em sala de aula.
Confira no final da postagem a apostila com as atividades para editar no word!

Principais materiais que você precisa providenciar para trabalhar constantemente com os nomes.
1° Crachás individuais
cracha-do-nome

2° Listão com os nomes da turma
untitled-17

3° Alfabeto móvel individual

alfabeto-movel

4° Tesoura, cola e material para recorte (jornais, revistas, folhas impressa com tipos variados de letras, folha impressa com os nomes dos educandos etc).

5° Alfabetos móveis em formatos diferentes, podendo ser em um ou dois conjuntos para cada modelo que desejar, pois servirá de apoio em atividades coletivas ou intervenções individuais.
alfabeto-movel-jogo-1

atividades-com-o-nome-2

Atividade 1 – TABELA DOS NOMES
Confeccione uma tabela com todos os nomes dos alunos da sala fora da ordem alfabética, inclua também os nomes de todos os professore. Ela será útil em várias atividades.
educador-tabela

Bingo dos nomes – Distribua uma tabela com alguns nomes até que algum educando complete a tabela.

Caça terminações – Com auxílio da tabela peça para que os educandos pintem os nomes de quem termina como o do seu ajudante do dia.

Recorte e colagem – Recortar e colar os da tabela nomes em ordem alfabética.

Pintura – Pintar vogais/Pintar consoantes.

Circular – Circular as sílabas ditadas; circular a letra inicial do nome do ajudante; circular os nomes dos educadores…

Agrupar – Usar a tabela como referência para agrupar nomes com: total de sílabas iguais, nomes com a mesma inicial, agrupar educandos presentes e os que faltaram e etc.

Atividade 2 – Bingo dos nomes
Peça aos educandos para escreverem seus nomes e risque os quadradinhos que sobrarem, depois sorteie as letras até que algum nome fique completo.
bingo do nome

Atividade 3 – Quebra-cabeça dos nomes
Leve já xerocado o quebra cabeça com os nomes dos ajudantes do dia e peça aos educandos para colarem em seus cadernos e depois desenharem os ajudantes.


Dica: use os programas básicos do seu computador para criar o quebra-cabeça,  o Paint e a tabela do Word facilitam o trabalho.

Atividade 4 – Jogo da forca
Jogue com um nome e desafie seus alunos a descobrirem qual será o ajudante do dia.
forca

Atividade 5 – Reescrita do crachá
Distribua retângulos de papel cartão branco ou lixa de obra, lápis de cor, giz de cera, canetinha e outros materiais de pintura para que sua turma confeccione um novo crachá individual super colorido. No final embaralhe e monte a lista em ordem alfabética, realize a escrita no quadro e peça para todos façam o registro de tudo no caderno.

Atividade 6 – Explorando a “família silábica”
Escreva os nomes dos ajudantes no quadro com o auxílio da turma, conte as letras, as sílabas, identifique a letra inicial e a letra final, depois conte todas letras separando as consoantes e as vogais.
Com a inicia dos nomes forma a família silábica, peça para que seus educandos façam desenhos que iniciem com aquelas sílabas e escrevam o que desenhou.
atividade-com-o-nome-silabario

Atividade 7 – Jogo da rima ou terminações
Leve em uma caixa bem enfeitada objetos que rimem com alguns nomes da sua turma e peça para os educando tentarem descobrir a resposta. Quem ganhar sorteia o próximo objeto e no final vocês podem realizar a escrita de um texto coletivo com as descobertas.

Atividade 8 – Pesquisa do significado
Faça fichas e compartilhe com sua turma o significado de alguns nomes e aproveite para mostrar o uso do dicionário pesquisando o nome do que desejar.

Atividade 9 – Desafio em dupla
Distribua o alfabeto móvel em duplas e veja quem termina primeiro!

Atividade 10 – Corrida do nome
Com auxílio de alguns jogos de alfabeto móvel em tamanho grande que ficará em uma ponta da sala, divida sua turma em grupos e os coloque na ponta oposta ao alfabeto. Cada grupo deve montar o nome dito pela professora, mas cada integrante só poderá pegar uma letra por vez.

Você não precisa fazer a mesma atividade todos os dias (nem mesmo deve fazer isso) e não é necessário trabalhar todos os nomes todos os dias. Escolha dois ou três e elabore sua atividade.

Opções para escolher os nomes.

* Nomes de quem faltou; Nomes dos educandos pré-silábicos; Nomes de quem demostra dificuldade para superar alguma dificuldade particular; Nomes com os fonemas/grafemas “da semana”; Nomes de quem inicia com a mesma letra; Nomes iniciados com vogais; Nomes escolhidos por etnia ou raça; Nomes sorteados; Nomes dos ajudantes; Nomes por ordem alfabética; Nomes com a mesma quantidade de sílabas.
Muitos outros agrupamentos podem ser formados além destes.

Particularmente não me simpatizo em agrupar meninos e meninas nesta atividade, mas isso pode ser feito desde que o educador não transforme esse momento em uma atividade que fortaleça esteriótipos do tipo:
– Hoje é o dia do “grupo ROSA” de meninas e amanhã será o do “grupo AZUL” de meninos!
Leia mais sobre isso em “Como falar de gênero“.

Motivos principais para se trabalhar o nome.
* Levanta questionamentos sobre a escrita e forma de leitura das palavras.
* Transforma facilmente a leitura e a escrita em algo “útil” para os educandos que ainda estão em processo de compreensão e valorização desse meio de comunicação.
* Incentiva a leitura global e silabada de forma prazerosa.
* Trabalha a identidade pessoal e coletiva, podendo levantar importantíssimos questionamentos sobre as diferenças e similaridades encontradas.
* Contextualiza o conhecimento fragmentado das letras do alfabeto e das mais diversas sílabas da nossa língua.
* Valoriza a identidade de cada educando.
Isso entre infinitas possibilidades!

Beijos e até logo! :*
Apostila: ATIVIDADES COM O NOME.

 

Anúncios