Recursos Digitais na Escola!!!
Existem muitas ferramentas digitais que já utilizamos nas escolas como recursos, sendo as mais comuns: TV, DVD, CD, Rádio, Projetor, computador e impressora.
Contudo as mídias sociais dominaram o mercado das comunicações e são ferramentas que podemos e devemos levar para a sala de aula.

  • Dicas de atividades com as redes sociais mais utilizadas no momento.

mzl-jtobotip

GMAIL:nada mais é que um e-mail do Google onde você poderá enviar os trabalhos para a turma, dias de leitura, vídeos, curiosidades e até calendários de provas e etc. O legal da sua turma ter um e-mail é que com ele você poderá acessar outras plataformas que estão aqui a baixo sem usar o seu e-mail pessoa nas atividades escolares.

youtube_logo
Youtube
: plataforma de vídeos e interação.
Ed. Infantil: Leve contações de histórias de profissionais para a sua turma e crie um momento diferente no dia deles. Pergunte que tipo de história eles gostariam de ouvir e pesquise na frente deles. Tenho certeza que será mágico!

Quintal da Cultura      Palavra cantada    Fafá conta    Cia. Lúdica TV

 

Ensino Fundamental I: Dinamize suas aulas de ciências/biologia com vídeos de experiências e de quebra sua turma receberá conhecimentos teóricos de forma divertida.
Criadores            Manual do Mundo          Minuto da Terra

Ensino Fundamental II: Que tal fazer vídeos com suas turmas? Escolha temas que sejam pertinentes aos conteúdos trabalhados.
Só vai precisar de uma câmera (pode ser a do celular), um computador com acesso a internet e uma conta no Gmail e pronto. Depois que abria a conta no Gmail, entre no Youtube e cadastre o nome que preferir e carregue seus vídeos.

Sugiro também que conheça Papo de Biólogo que tem uma linguagem atrativa para essa faixa etária.

 

download

Facebook: rede social voltada para a comunicação e compartilhamento de fotografias, vídeos, textos e frases.

As possibilidades são inúmeras, mas você pode abrir uma página de divulgação ou grupo dos trabalhos dos seus educandos e ajuda-los a colocar ela textos, vídeos e fotografias durante o ano. O bom da página ou  grupo é que você poderá convidar os pais e familiares para acompanharem as atividades e as interações online de toda a turma.

Ainda com o Facebook, você poderá pesquisar páginas que trabalhem com a temática das suas disciplinas e levar os conteúdos para os seus alunos. Divulgue as páginas que pesquisar e indique para que eles curtam e tenham sempre algum conteúdo escolar em sua time line.
Exemplos
Autores de livros, livrarias, páginas de artes (fotografia, música, cinema), grupos como Palavra cantada, páginas com conteúdos geográficos e históricos como as do Discovery Brasil e etc.

Espero que tenha sido interessante pra você e que sua turma goste.
Beijos e até logo!


Visite nossas redes sociais e acompanhe o nosso trabalho FACEBOOK – EDUCADOR CRIATIVO

Anúncios