Os momentos de leitura são extremamente importantes e devem ser bem diversificados, mas o que a maioria dos educadores erram é confundir a LEITURA DELEITE com a LEITURA DIRIGIDA. O maior problema de utilizar a leitura dirigida como “leitura deleite” é que o educando não vivenciará a leitura como fonte de divertimento, distração e até mesmo como uma prática cotidiana e com o tempo a leitura se tornará algo de cunho exclusivamente escolar ou somente como fonte de aprendizado.

Leitura deleite = é a leitura por prazer, pode ser feita no inicio, meio ou fim da aula e preferencialmente não deve fazer parte da “temática” do dia.
Funcionalidade: ampliar o vocabulário, apreciação de gêneros textuais diversos, trabalha o censo crítico, amplia o repertório literário, incentiva a pesquisa, aguça a criatividade e etc.

Leitura dirigida = é a utilização da leitura como recurso para a compreensão ou introdução de algum conteúdo didático.

IDEIAS (1)

1. Cantinho da leitura

Nesse espaço você poderá organizar livros, revistas, jornais, fichas de leitura com poesias e quaisquer outros textos, poderá dispor de letras de músicas, imagens diversas…
Organize um momento da sua aula para visitar este cantinho e nestes momentos o educador poderá realizar a leitura ou combinar quem fará a leitura para o grupo.

2. Contação de histórias em vídeo

Entre no Youtube e pesquise histórias diversas e leve para a sua turma. Garanto que será um momento muito prazeroso.

Canais interessantes: Carol Levy    Varal de Histórias   Historinhas para acordar  Fafá conta

Cordel animado  Quintal da cultura

 

3. Caixa mágica ou sacola de leitura

Utilize uma caixa enfeitada e ponha objetos diversos dentro dela. A medida que for tirando os objetos vá contando a história escolhida.

FONTE
FONTE

 

 

4. Leitura parcial

Escolha um livro interessante que seja adequado a faixa etária da sua turma e leia uma parte cada dia da semana. Essa é uma boa estratégia para realizar leitura de textos maiores.

5. Piquenique literário

Organize um piquenique onde os educandos farão leitura compartilhada,leitura individualizada e até contação de histórias entre eles e aos poucos amadureça a ideia de realização de um momento de interação com outras turmas. Uma ideia legal é convidar os pais para participarem também!

Resultado de imagem para piquenique literario
FONTE

 

 

6. Leitura compartilhada

Organize um dia na semana para seus alunos fazerem leitura para as séries menores.
Crianças pequenas adoram novidades e levar outros alunos para realizarem a leitura pra eles é uma estratégia maravilhosa, pois os pequenos saberão que outros alunos se importam com a leitura e os maiores poderão dar um novo significado para este momento.

RECURSOS

  • Luva para contação de histórias

    Resultado de imagem para luva para contação de historia
    Fonte
  • Avental personalizado

    FONTE
  • Guarda-chuva da leitura

    Imagem relacionada
    FONTE
  • Varal de textos e cordel
    Resultado de imagem para projeto varal de leitura
  • Pasta/Maleta de leitura

    Resultado de imagem para maleta viajante
    FONTE
  • Pescaria dos gêneros textuais
    Faça uma pescaria onde cada peixe recebe o nome de um gênero textual e o peixe que for pescado fará o direcionalmente para qual texto deverá ser lido.

    FONTE DA IDEIA

Obrigada por ter nos visitado!


Também estamos no INSTAGRAM , no FACEBOOK e no TWITTER .

Anúncios