Bom dia educadores! Baixe o arquivo gratuitamente no final do texto.


O sistema de escrita alfabética da língua portuguesa é um dos mais complexos do mundo e por isso os professores da Educação Infantil e do 1° Fundamental acabam utilizando alguns recursos pra auxiliar os educandos na aquisição deste conhecimento.

O que é escrever “alfabeticamente”?
É quando o educando se apropria culturalmente*¹ do alfabeto utilizado em nossa língua e passa a escrever palavras fazendo relação fonema/grafema. Este é um termo utilizado a partir do estudo Psicogênese da Linguagem que embora não seja o único estudo sobre a utilização do alfabeto, tornou-se um dos mais utilizados nas mais diversas redes de ensino do nosso país.

ALFABETO MÓVEL

Este recurso nada mais é que um jogo contendo letras com e sem acentuação e que deve ser usado como auxiliador no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética.
Hoje compreende-se que neste processo o educando passa por várias etapas de reflexão gráfica e sonora até chegar no que conhecemos como escrita convencional. Neste percurso o educador deve lançar mão de estratégias variadas para incentivar a escrita e o máximo de reflexão individual e coletiva, com isso um ótimo recurso é o alfabeto móvel.

A primeira barreira a ser vencida é a dificuldade motora do aprendiz que precisará de materiais de apoio adequados a sua faixa etária, ou seja, se você tem uma turma de 3 anos não será adequado confeccionar um alfabeto móvel com pequenas peças de papel, pois isso dificultará o manuseio, sendo mais adequado adaptações em materiais com altura e largura maiores. Gradativamente com um trabalho psicomotor sendo realizado, o educando desenvolverá o movimento de pinça e isso o ajudará a utilizar formatos mais compactos de jogos de alfabeto móvel.
Sem título

ONDE ENCONTRAR ESTE MATERIAL?
Em lojas diversas de papelaria, distribuidores online de brinquedos, lojas físicas de brinquedos, armarinhos e etc.

É um material muito simples de ser confeccionado e dependendo da base que você utilize ele vai durar dois ou três anos, sendo bem armazenado.
alfabeto-movel-jogo-1

OBSERVAÇÃO
O uso do alfabeto móvel não anula as atividades de registro escrito e deve ser uma estratégia bem contextualizada para não se tornar um jogo comum ou brincar só por brincar.

atividade alfabeto movel alfabetização
. Encaixe de vogais

Jogos e atividades para alfabetização - Complete as palavras - Animais Domésticos
FONTE

. Encaixe de letras variadas
. Trabalho com palavras contendo as mesmas vogais em cada sílaba com diferença somente nas consoantes. (MALA, BALA, CASA, VALA, VACA, SALA…)
. Escrita do nome e do nome dos colegas

S6303033
FONTE

. Ditado ou Treino ortográfico
. Fichas de escrita variadas

Digitalizar0001
FONTE

. Desafio da escrita (quem consegue escrever primeiro ou quem escreve mais palavras em 5 minutos)
. Escrita espontânea
alfabeto-movel
. Trabalho com sílabas
. Banco de palavras que posteriormente será ilustrado
. Atividade com palavra chave
. Escrita em ordem alfabética
. Cópia e leitura
. Separação de silabas para compreensão do alinhamento ao escrever no caderno

ALFABETO MÓVEL PARA IMPRIMIR



Compreende uma apropriação cultural a utilização do alfabeto, pois esta é uma invenção complexa utilizada pela humanidade e somente decorar as letras não dá a capacidade ao individuo de escrever alfabeticamente, já é que é um sistema complexo e fragmentado.

 

Anúncios