O ato de planejar vai muito além de buscar atividades prontas e levar para sua turma. O planejamento é levado muito a sério pelo “Educador Criativo” e incentivamos nossos leitores a buscar estratégias que possam realmente se adequar a realidade das suas turmas, portanto nossas ideias devem ser adaptadas por vocês pensando sempre em melhorar o aprendizado de cada grupo de estudantes.
Com carinho. professora Monique da Cruz.

O que pensar quando for planejar…

1° O conteúdo
O que esta presente como referencia na matriz curricular do meu local de trabalho?
O que é prioridade no planejamento anual e deve ser trabalhado nesta época do ano?
O que os educandos precisam conhecer e o que eles já conhecem destes conteúdos?

2° Escolha dos conteúdo
Esse é o melhor momento (observando o planejamento anual e conhecimentos prévios do educandos) para abordar este conteúdo?
Posso integrar este conteúdo em mais disciplinas ou fechar esse trabalho com outros professores da turma?

3° O tempo de desenvolvimento a longo, médio e curto prazo.
Quanto tempo eu terei para desenvolver esse conteúdo?

4° Elaboração das aulas
Quais estratégias posso utilizar?
Quais são as novidades que posso apresentar?
De onde devo partir? Sempre do que os educandos já sabem ou introduzindo novos conceitos?

Com o tempo essas perguntas se tornarão automáticas, mas é bom parar e pensar sobre elas de tempo em tempo, pois isso facilita as trocas dentro da unidade escolar e melhora consideravelmente o rendimento da turma e o próprio trabalho do professor fica mais completo.

PLANEJAMENTO
Existem infinitos modelos de planejamento, mas todos devem contemplar os conceitos básicos, que podem até mudar de nome, mas atingem o mesmo propósito.
planejamento de aula - escola - educador criativo - atividade - professor


PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II

*Série: Pré II
*Tema: Dia nacional do livro infantil
*Disciplina Principal: Língua Portuguesa – Linguagem Oral e Escrita.
*Disciplina interdisciplinar: Ciências Naturais (animais)
*Conteúdos Principais: Vogais; Grafismo; Dia Nacional do Livro Infantil (data comemorativa); Animais com inicial “E”; Verbalização (roda de conversa dirigida).
*Objetivos Gerais: Compreender o som da vogal “E” de maneira isolada e reconhece-la nas iniciais das palavras e gradativamente em outras posições; Demonstrar interesse e apreciar a leitura como fonte de divertimento; Fazer relação da data comemorativa com o aniversário do Escritor Monteiro Lobato; Contribuir positivamente com o andamento das atividades escolares.
*Objetivos específicos: Identificar a vogal “E” na palavra chave “Emília”; Escrever observando os principio de alinhamento e segmentação; Relacionar o som da vogal com o som inicial de palavras também iniciadas por ela; Ouvir e assistir histórias com atenção; Fazer observações pertinentes ao tema da leitura feita pelo professor; Entender a mensagem principal passada nos desenhos animados; Realizar as atividades com e sem auxílio do professor; Identificar animais e personagens que apareçam nas animações e identificar se a inicial dos seus nomes for a vogal “E”; Ler imagens dos livros da sala de leitura visitada pele turma; Identificar a vogal trabalhada nas capas do livro.
*Tempo: 5 tempos de 50 minutos.
Introdução (1° dia):
*Introdução: Rotina atual da turma com Contação de história “Emília e a Pilula falante”.

*Usando fichas dos animais e personagens impressa, os alunos farão a escrita de uma lista coletiva com os nomes e farão um circulo na palavra que iniciar com “E”. Individualmente farão um desenho sobre a história para montar um varal externo.
(Recreio)
*Atividade volta calma: treino de respiração e imitação dos movimentos feito pela professora.
*Desenvolvimento
Analise coletiva da palavra “Emília”:
 pintar vogais, contar silabas com palmas e escrever a letra inicial.

Atividade com alfabeto móvel individual: escrita da palavra Emília.
Atividade impressa: palavra lacunada e registro do cartaz coletivo.

Atividade com vogal - letra E - escola - educador criativo
Fonte do desenho

 

 

*Conclusão
Atividade com alfabeto móvel gigante (movimento):
5 conjuntos de letras que formem a palavra EMÍLIA, uma para cada grupo e os grupos terão que formar a palavra. Quem acabar primeiro ganha as pílulas da EMÍLIA (balinha).

Atividade permanente: parquinho.
Finalização: entrega do caderno de atividades “para casa” e agendas.
ATIVIDADE LETRA E - EMILIA -EDUCADOR CRIATIVO -ATIVIDADE - ESCOLA CASA

 

Anúncios