A caixa dos Continentes Montessori é um material muito utilizado em escolas que exercem a Pedagogia Montessoriana. Ela consiste em um material de apoio para o professor que promove os conceitos de Cartografia e Geografia básica desde a primeira infância. A Caixa dos Continentes pode possuir uma infinidade de materiais sobre o continente: cards, objetos culturais, mapas, fotos, e diversos outros recursos. Ela pode ser feita em caixas de papelão, ou ainda com materiais mais duráveis como potes de plástico e caixas de MDF.

Entretanto, não basta ter a caixa. É preciso saber trabalhar com ela e ter em mente que os materiais dentro da caixa podem ser flexibilizados e modificados de acordo com a faixa etária da criança/turma. Segue tabela com sugestões do que pode ser introduzido de acordo com a faixa etária dentro da caixa dos continentes Montessori.

Segue lista com o que é possível trabalhar durante o primeiro e durante o segundo Triênio:

planilha 1

planilha 2

É muito comum que alguns pedagogos e algumas escolas estranhem a utilização de mapas na primeira infância. Ocorre que na Pedagogia Montessori estes conceitos são trabalhados indiretamente desde muito cedo pois acredita-se que o contato sensorial possibilita que o infante ganhe intimidade com conceitos geográficos. Mais tarde, a criança possui mais facilidade em obter conhecimentos sobre o mundo.

Pesquisei no Pinterest alguns exemplos de atividades tipicamente Montessori que podem ser introduzidas dentro de uma Caixa Continente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ATENÇÃO!! Vamos sortear uma caixa de Continentes Montessori Artesanal!!
Click no link abaixo para saber como participar: aqui

Anúncios