Vamos seguir a série sobre o Método Montessori. Nosso último post foi sobre as Sandpaper letters .  Temos ainda um post sobre o Cubo Binomial e um sobre as Caixas de Continentes.

Agora falaremos um pouco sobre uma atividade eficiente na matemática: o Stamp Game.

Introdução

O Stamp Game é um jogo originalmente feito em madeira e como quase todo material montessoriano consiste na concretização de conceitos abstratos. Nesse caso, o Stamp Game é um material utilizado para o início dessa abstração. Antes disso, o trabalho de apresentação de conceitos mais simples matemáticos é feito através de outros instrumentos. O Stamp Game tem como principal objetivo a fixação de conceitos de unidade, dezena, centena e milhar. Além disso, proporciona de maneira prática a compreensão das 4 operações matemáticas. É possível realizar uma espécie de “efeito mola” com a atividade – do concreto para o abstrato e do abstrato para o concreto.

A atividade deve ser feita de maneira individual e é indicada para crianças de 5 e 6 anos (5 anos – adição, subtração e multiplicação e 6 anos – divisão). Lembrando que essa classificação é feita para crianças que convivem com atividades montessorianas. Mas o jogo pode ser utilizado por qualquer criança que esteja aprendendo tais conceitos matemáticos.

O jogo é composto por:

  • Peças variadas de unidades, dezenas, centenas e milhares;
  • Peões de cores variadas;
  • Fichas de tamanhos iguais com cores variadas;
  • Uma folha para fazer as operações ou cards com as operações preparadas previamente pelo professor.

    Stamp game.png

Como apresentar o jogo?

Primeiro é necessário que a criança faça a correspondência entre as unidades e dezenas. Para tal, mostre para a criança que uma peça de unidade corresponde a 1 ficha da mesma cor. E que, portanto, uma peça de dezena corresponde a 10 fichas da mesma cor. Logo, 10 unidades representa o mesmo que 1 dezena. Repita este processo fazendo a correspondência necessária nas centenas e nas de milhar também.

Para que a criança jogue, é necessário que ela se organize. Então essa apresentação se faz necessária. Primeiramente escreva um número qualquer na folha de operação e peça para que a criança dê sugestões de como representá-lo com as peças do jogo. Por exemplo – o número 2345


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Cada tipo de operação sugere que utilizemos o Stamp Game de maneira diferente. E agora será possível iniciar a utilização do jogo individualmente. 

ADIÇÃO

Mostre à criança o papel no qual escrevemos as operações e diga à criança que a primeira coluna é onde escrevemos as unidades, a segunda as dezenas, na terceira as centenas e na última é onde escrevemos os milhares.
Escreva um número, como 1357 e leia com a criança: 7 unidades, 5 dezenas, 3 centenas e 1 milhar. Em seguida, leia o número: 1357.
Peça à criança que crie o número usando as peças e diga à criança que vamos fazer outro número.
Mostre à criança que você vai escrever este novo número abaixo do primeiro número no pedaço de papel. Escreva: 453 e leia com a criança como com o primeiro número.
Mostre à criança que colocamos as peças desse número um pouco abaixo dos outros azulejos.
Peça à criança que crie este número usando as peças. Ficará assim:

2
1357
3
453

  Na folha de operações ficará assim:

operaçãoadição.png

Resolução

Diga à criança que agora somaremos para ver quanto temos se juntarmos os números. Apresente para a criança o sinal de adição (+). Mostre a criança o sinal e onde colocá-lo no papel.
Peça à criança que conte todas as unidades. 7+3 
= 10. Se o resultado for até nove a adição ocorrerá de maneira simples. A partir do número 10 a criança terá que trocar as peças de posição, colocando-a na casa posterior.
5.png
Peça à criança que conte as dezenas, centenas e milhares. Peça para que ela escreva a resposta na folha de operação.
Leia a resposta final com a criança: quando temos 1357  e adicionamos 453 obtemos 1810!

SUBTRAÇÃO

Comece a atividade relembrando todas as etapas iniciais do jogo, suas peças e ordens. Depois peça para que o aluno faça a construção de um número com 4 dígitos. Neste caso, usaremos o número 3454. Leia o número das duas maneiras com ele. Após isso, o aluno escreverá na folha de operações o número. Pergunte ao aluno, o que acontece se retirarmos 1233 desses 3454. Peça para que ele escreva o segundo número na folha. Explique que para subtrair, usamos um sinal (-).
Então peça para que ele comece a calcular, retirando a quantidade de peças adequadas. Sendo assim, nas unidades retiraremos 3 peças verdes, das dezenas retiraremos 3 peças, das centenas 2 peças e na coluna de milhar retiraremos 1 peça.
Após isso questione-o sobre a quantidade de peças que sobraram na mesa pedindo para que ele registre na folha.

subtração.pngopsub.png

Para subtrações que não apresentam números exatos, será preciso “pedir” peças à coluna posterior. Por exemplo: 134 – 15
Ao compor o número em peças, a criança deverá transferir peças da coluna das dezenas para a coluna das unidades. Sendo assim, 1 dezena “emprestada” será equivalente à 10 unidades. Logo, só sobrarão 2 peças azuis na coluna das dezenas e na coluna das unidades, onde antes tinha apenas 4, agora terá 14 peças verdes.

O próximo passo é fazer a subtração e registrar na folha de operações.
134 – 15 = 119
Não esqueça de pedir para que a criança leia todos os números que forem produzido inclusive o resultado final.
subtração2.png

MULTIPLICAÇÃO

Apresente o símbolo de multiplicação (x) para a criança e crie um novo problema para ser resolvido. Leia o problema com a criança e peça para que o infante escreva na folha e represente o número 1123 em peças. Leia o que foi criado e explique que queremos esse número 3x e peça para que ela repita e crie esse número 3x.

multi2.png

multiplicação1.png

Junte as peças de modo que formem 4 fileiras e peça para que a criança conte cada uma das colunas e escreva o resultado no papel. Explique que, ao juntar 3x o número 1123 teremos 3369.

Para multiplicações dinâmicas, repita o mesmo processo inicial de construção de problema, registro e leitura. Não esqueça de explicar que agora faremos o número 5 vezes.

multi2.png

Depois de fazer o número, explique que a cada 10 unidades, será acrescentado 1 dezena na casa azul. A cada dez peças na coluna das dezenas, será acrescentado 1 peça na casa das centenas e  a cada 10 na coluna das centenas será acrescentado 1 peça na casa dos milhares. Faça isso em todas as colunas se necessário. Peça para que a criança faça as movimentações nas peças e mudanças adequadas. Até que cheguemos ao resultado final.
Peça para que a criança registre na folha e depois leia o resultado final.

multiplicaçãocomplexa.png

DIVISÃO

Peça para que a criança crie o número 1515 com as peças e que ela leia o número. Dessa vez, leve o problema pronto em algum tipo de ficha. Depois apresente o sinal de divisão (÷). Dessa vez, peça para que o aluno registre o problema em uma folha em branco. Explique que vamos dividir o número 1515 em 5. Para isso vamos utilizar os peões. Explique também que como devemos dividir em 5, nós vamos utilizar 5 peões. Explique para a criança que devemos dividir as unidades entre os 5 peões igualmente. Sendo assim, daremos 1 peça para cada peão.

divisão.png
Em divisões exatas faremos o mesmo com a próxima coluna. Mas neste caso, explique que será impossível dividir 1 dezena inteira para 5 peões. Por isso devemos decompor e transformar 1 dezena em 10 unidades. Após fazer isso, dividiremos as 10 unidades entre os 5 peões. Logo, serão 2 unidades para cada peão.

Na coluna das centenas o número é exato, portando será distribuído 1 centena para cada peão. Na coluna de milhar, explique que será impossível dividir 1 milhar inteiro para 5 e que, portanto, devemos decompor 1 milhar em 10 centenas. Agora sim poderemos dividir. Logo, serão 2 peças de centenas para cada peão.

divisão2.png

Agora diga ao infante que ele deve observar e calcular com quantas peças cada um dos peões ficou. Começando sempre da menor peça, ou seja, a de unidade. O aluno deve registrar cada uma das unidades por vez, agora sim na folha em que estão presentes as colunas. Primeiro as unidades: Cada peão ficou com 3; as dezenas foram decompostas e divididas de modo exato, portanto colocamos o 0; nas centenas temos 3 peças e no milhar nenhuma pois foram decompostas.
Peça para que ele escreva somente o resultado final pois o problema de divisão não pode seguir este padrão.

divisão3.png

Caso o problema de divisão possua RESTO, apenas desenvolva todo o problema e explique que o resto é o que sobra e não pode mais ser decomposto pois a quantidade de peças para cada peão tem que ser igual.

Se o problema necessitar que a divisão seja feita por um número de dois dígitos devemos iniciar todo o processo analisando o divisor. Mas deixaremos essa explicação para um segundo post sobre o Stamp Game.

 

Como adquirir o Stamp Game

Por enquanto, deixarei aqui embaixo o modelo de Stamp Game feito por mim. Para receber a versão para download e impressão, será necessário entrar em contato através de nossa página no Facebook e comprar a versão. Essa versão é ideal para ser utilizada dentro de sala de aula tradicionais e para adeptos de homeschool, por ser uma versão mais barata que o jogo original.
No entanto, aos interessados no jogo original em breve estaremos vendendo também o Stamp Game em madeira.

Beijos e até a próxima.

 

 

 

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